segunda-feira, 11 de abril de 2011

Declaração de Princípios

Ivy Lee foi um jornalista americano nascido em 1877, considerado o pioneiro das relações públicas que trabalhou com assessoria de grandes nomes como a Pensilvannia Railroad e J. Rockfeller. No início do século XX a concentração de riquezas e os enormes monopólios geravam revoltas populares, cujo protesto era contra os abusos e exploração de grandes empresas sobre o povo.  No meio desse contexto, Lee defendia a ideia de comunicação entre as organizações e o público e em 1906 publicou a Declaração de Princípios marcando o início das RP.

"Este não é um departamento de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos divulgar notícias, e não distribuir anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor como matéria paga, não o publiquem. Nossa informação é exata. Maiores pormenores sobre qualquer questão serão dados prontamente e qualquer redator interessado será auxiliado, com o máximo prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso planos com absoluta franqueza, para o bem da empresa e das instituições públicas, são divulgar à imprensa e ao público dos EUA, pronta e exatamente, informações relativas a assuntos com valor e interesse para o público."

Com esta carta enviada a jornais americanos, deixa claro que o papel de qualquer jornalista é apoiar a clareza e a verdade. Ele demonstra sua forma de "fazer" relações públicas e evidencia seus aspectos de política de trabalho. Dessa forma, Lee lança a frase: “O público deve ser informado” e ganha reconhecimento e uma grande reputação. Seu grande feito foi conseguir fazer o cliente entender que algumas decisões da empresa devem levar em consideração a opinião pública em geral e também modificar atitudes da empresa para que se adaptassem às necessidades do cliente.



Giovanna Guilhermina Zorgniotti Dedini

Nenhum comentário:

Postar um comentário