sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rápidas atuações de Ivy Lee


  Um ano após a criação da Associação Americana Antiboicote, em 1903, Ivy Lee, sugeriu em artigos para o jornal um tipo de atividade de relacionamento para as instituições e seus públicos.
   A atuação de Ivy Lee, como profissional de Relações Públicas, está direcionada para as grandes empresas e para os magnatas daquele período. Entre 1903 e 1924, o EUA, foi marcado por uma intensa campanha contra o trabalho excessivo americano. Nesta época, surgiram denuncias, em jornais e revistas, de ações ilegais que eram executadas tanto em empresas governamentais quanto privadas.
   Segundo Gurgel, as empresas ferroviárias foram as mais atingidas por essas denúncias nesse período.  Para se defenderem, elas organizaram uma contra-ofensiva a essas críticas montando uma “assessoria de imprensa e Relações Públicas”.
  Lee desempenhou um papel muito importante na George F. Baer & Associates, em 1906, durante uma crise que originou a partir de uma greve ocorrida em uma indústria de carvão. Foi nessa ocasião que Ivy Lee inaugurou a etapa das Relações Públicas baseadas na máxima de que “ o público deve ser informado”, que foi baseada em sua “Declaração de Princípios”:
“Este não é um Departamento de Imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos divulgar notícias, e não distribuir anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor como matéria paga, não o publiquem. Nossa informação é exata. Maiores pormenores sobre qualquer questão serão dados prontamente e qualquer redator interessado será auxiliado, com o máximo prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nossos planos, com absoluta franqueza, para o bem das empresas e das instituições públicas, é divulgar à imprensa e ao público dos Estados Unidos, pronta e exatamente informações relativas a assuntos com valor e interesse para o público.” ( GURGEL, Op. cit. p. 12.)
  Em 1909 Lee tornou-se o responsável pelo setor de “divulgação e propaganda”da Pennsylvannia Railroad, permanecendo nessa empresa até 1914. A atividade desenvolvida por Ivy Lee, estava longe de ser considerada uma extensão dos serviços de publicitade e propaganda da época, já que seu desempenho profissional originou-se devido as transformações ocorridas na sociedade americana, principalmente na parte política, sendo as lutas e reivindicações do operariado o ponto de partida.
  No ano de 1914 Lee também desenvolveu um trabalho para a família Rockfeller, trabalhando a imagem de John Rockfeller, que estava sendo mal visto devido os maus tratos aos grevistas em uma de suas empresas. Este foi para alguns autores, o início da preocupação com o papel social dos negócios.
  Finalmente, em 1916, Ivy Lee abriu a Lee & Harris & Lee, sua empresa de consultoria de Relações Públicas.




Kassy Mary Kakuhama Oliveira 

 

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