sexta-feira, 8 de abril de 2011

RP e Ivy Lee

Peço mil desculpas se o que vou escrever já foi escrito por outros, mas realmente careço de tempo e estou com a pesquisa feita e enviada desde sexta-feira. Realmente não vou poder ler tudo e buscar informações até o prazo de quarta-feira.

Por volta de 1906, Ivy Lee, que costumava ser um jornalista, assumiu um cargo de ‘divulgação e propaganda’ na empresa Pennsylvannia Railroad, desenvolvendo um trabalho que se diferenciava da publicidade e propaganda por ter uma função política por trás. Nessa função Lee cuidava da opinião pública e da imagem da empresa, por isso  é considerado o primeiro a desempenhar o trabalho de Relações Públicas. Sendo assim, Lee foi o pioneiro em notar a importância da opinião pública e lidar com isso.
Ele foi contratado por John D. Rockefeller, que era um empresário com uma imagem tão suja quanto as artimanhas usadas pelo mesmo para chegar onde estava. Então Lee acreditou que mudar o comportamento de Rockfeller, ou pelo menos o de sua compania, era a melhor ação de todas. No começo, o cliente resistiu, mas a persuasão de Lee ganhou. No final, sem usar de mentiras ou artimanhas, ele conseguiu transformar a imagem de um tirano recluso em um bom chefe, que se importasse mais com seus funcionários.
Ivy também criou uma Declaração de Princípios ( Declaration of principles ), com alguns excertos abaixo: (Obs.: Vou traduzir os princípios que encontrei, perdoe-me se houver algum erro)
- Isso (a agência de Relações Públicas) não é uma agência secreta. Todo nosso trabalho é feito às claras. Temos por objetivo entregar notícias;
- Isso não é uma agência publicitária. Se você acha que o nosso propósito pode ir para a seção de negócios, então não o use.
- Em sumo, nosso plano é franco, e aberto, em interceder em assuntos de negócios e instituições públicas, para fornecer para a imprensa e o povo norte americano informações prontificadas e precisas a respeito de assuntos de valor e de interesse do público.

Arissa Forbellone.

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