terça-feira, 12 de abril de 2011

Mais curiosidades...

Lee X Bernays:
Lee - o profissional tinha como propósito informar seus clientes e aconselhá-los a ganhar a aprovação do publico.
Bernays - estava mais interessado ​​em compreender e utilizar as forças sociais para gerir o público em nome de seus clientes.

Tanto Lee e Bernays defendiam a ideia de que a publicidade é essencial para a democracia.


·        Ao contrario das agências de publicidade e da imprensa, Lee não estava interessado em promover seus clientes vendendo seus produtos, personalidade ou ideias, ele estava preocupado com a o modo que elas seriam apresentadas e entendidas pelo público. Se um conceito não fosse aceito por eles, ele devia ser mudado. O trabalho de relações públicas, para Lee, teve dois objetivos: relacionar seus clientes para os seus públicos através de canais efetivos de comunicação, e ajustar os relacionamentos, aconselhando diferentes planos de ação quando há um desentendimento ou conflito.


·        Ao longo de sua vida profissional, Lee dedicou seu trabalho de relações públicas a muitas atividades beneficentes. Durante a I Guerra Mundial, ele tirou uma licença de seu trabalho para se tornar o diretor de publicidade da Cruz Vermelha Americana. Ele viu a oportunidade de mostrar para o resto do mundo a generosidade, boa vontade, desejo de ajudar a humanidade e ganhar a paz dos americanos. Lee continuou a servir a Cruz Vermelha até sua morte, e sua empresa continuou com o trabalho de caridade por muitos anos depois.

·     Lee acreditava que o conflito público poderia ser resolvido pacificamente por meio de relações públicas, utilizando da comunicação para levar a um entendimento e comprometimento de ambos os lados. Ele sentiu que essa técnica poderia ser usada para obter paz e entendimento em conflitos internacionais. Portanto na década de 1920 dedicou-se cada vez mais às relações públicas internacionais. Entre seus clientes estavam: França, Polônia e Romênia, as quais Lee aconselhou sobre a divulgação de empréstimos para a reconstrução no pós-guerra. 

·     Nessa época (1920), ele se viu envolvido em uma controvérsia sobre a União Soviética. Seu interesse na Rússia começou em 1905, quando fez uma visita ao país. Depois da revolução bolchevique, em 1917, Lee estudou as novas políticas dos soviéticos e suas tentativas de fechar todos os canais de comunicação com resto do mundo. Defendia a ideia que a América nunca poderia influenciar os soviéticos se não iniciarem um diálogo com eles. Como resultado, Lee foi atacado e investigado pelo estado americano sobre acusação de ser um agente de imprensa e propaganda da União Soviética, mas foi absolvido após investigações.

·     Ivy Lee faleceu novo, com 57 anos. Estava cheio de dividas, pois era muito mais interessado no sucesso de suas ideias e seus clientes que o seu próprio negócio e seus lucros. Durante sua vida profissional desenvolveu uma série de escritos sobre relações publicas, mas não os terminou até sua morte. O único livro que foi publicado por uma editora foi “Present-Day Russia” (1928).


·         Quando os militares dos EUA adotaram a política de incorporação de jornalistas nas unidades militares na guerra do Iraque em 2003, estavam seguindo o mesmo roteiro que Ivy Lee desenvolveu para lidar com a cobertura da imprensa do acidente na Pennsylvania Railroad em 1908.



Amanda Carolina Meyer Morgenstern

HEATH, Robert L. - "Encyclopedia of Public Relations" (2005); SAGE Publications - pgs 482-486.

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